Offline
Como Funciona

 Clique neste logo para ouvir a rádio.

 

A tecnologia empregada em web rádios permite transmissões ao vivo ou, também, pré-programadas.

Todos os programas são remetidos a um servidor especializado, localizado num datacenter de abrangência internacional.

Esta central funciona como transmissora, enviando a programação em tempo real a todos os computadores que tenham o "receptor ligado".

Este receptor chama-se player, ou tocador, e possui comandos de liga, pause, desliga e volume.

Normalmente, na página web da própria rádio, o player fica localizado no topo.

Um player pode ser copiado para outras páginas.  Neste caso, é chamado de player externo à pagina da rádio.

Diferente de um sistema de rádio convencional, cujo meio de transmissão é a onda eletromagnética, o sistema de web rádio possui uma memória que armazena dados. Isto deve-se ao fato de que os dados que trafegam na internet podem sofrer interrupções.

Esse dispositivo de memória é conhecido como "buffer".  Serve para  impedir que o ouvinte escute interrupções na programação que está recebendo.

Mas o que acontece se o ouvinte, por alguma razão, precisar pausar o programa que está ouvindo?

Resposta: Quando religar o player, poderá continuar ouvindo do trecho em que parou. Porque a memória (buffer) garante que o conteúdo não seja perdido.

Assim sendo, sabendo que esta função existe, o ouvinte precisa decidir se deseja ouvir o que já passou ou se quer receber a transmissão do que está acontecendo agora.

Para receber o "agora", depois de ter acionado a função "pause", a pessoa deve sempre reabrir a página que contém o tocador ou atuar sobre a função "stop-run" (liga-desliga do player). Com isto, ele vai buscar no servidor os "últimos acontecimentos".

Mas pode, eventualmente, haver atraso por outra razão: Quando a rede de internet apresentar limitações ou falhas -  tanto do lado onde está o computador transmissor quanto do lado onde está ligado o computador receptor. Por isso, as redes utilizadas precisam ter boa performance.

Em caso de não conseguir ouvir a rádio, verifique se a internet ou intranet onde está seu computador é do tipo que contém "proibições". Para informar-se e/ou resolver a dificuldade fale com o responsável por essa rede.

De modo geral, se notar que o som parou, basta atualizar a página que contém o player, para que ele retorne ao funcionamento normal.

Se notar que há duas ou mais abas do navegador contendo um ou mais players, feche todas e acesse novamente a página home (quando há dois ou mais players ligados pode haver conflito, situação em que o som irá parar).

Para outros tipos de problema, faça contato conosco.

 

ITAIR LINCHIM

EQUIPE RÁDIO FAMURS

webradiofamurs@gmail.com